A Prefeitura de Maceió publicou portaria estabelecendo ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 23 e 25 de junho. Além disso, o feriado municipal de Floriano Peixoto, celebrado em 29 de junho, foi antecipado para a sexta-feira, dia 26. A medida, assinada pelo prefeito João Henrique Clem (JHC), cria um feriadão de quatro dias para os servidores da administração direta e indireta, autarquias e fundações.
A decisão levanta questionamentos sobre a gestão dos serviços públicos durante o período. Enquanto a população enfrenta filas e demandas reprimidas, a prefeitura opta por emendar o calendário, gerando críticas de setores da oposição. Maceió antecipa feriado de Floriano Peixoto e decreta ponto facultativo em meio a debate sobre gestão de serviços públicos.
A portaria não detalha quais serviços essenciais serão mantidos, como saúde e limpeza urbana. A prefeitura justifica a medida como forma de “otimizar o funcionamento” e “proporcionar descanso aos servidores”, mas a falta de transparência alimenta desconfiança. O próximo passo esperado é a divulgação de um cronograma de serviços mínimos, sob pressão da Câmara de Vereadores.
Fonte: ver noticia original
