Governo Federal Lança ‘Serasa dos Celulares Roubados’ para Combater Receptação e Desestimular Furtos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta terça-feira (23) uma nova etapa do programa Celular Seguro, com foco na recuperação de aparelhos roubados. Segundo o governo federal, a ferramenta funcionará como um ‘Serasa dos celulares roubados’, permitindo que consumidores verifiquem a situação de um dispositivo antes da compra. A expectativa é enfraquecer o mercado ilegal e combater a receptação desses produtos.

Durante cerimônia na Base Aérea de Guarulhos, na Grande São Paulo, Lula também fez um apelo para que a população adote mais cuidados ao usar o celular em locais públicos. ‘A hora que você tiver que falar (no celular), olhe bem do seu lado e veja se tem alguém perto de você. Veja se tem alguém andando de bicicleta perto de você, fazendo pirueta de bicicleta, porque você pode ser assaltado’, afirmou.

A nova fase do programa tem como foco o combate à receptação de celulares roubados ou furtados, atingindo o mercado ilegal desses aparelhos. A estratégia do governo é reduzir a demanda por produtos obtidos por meio de crimes e, consequentemente, desestimular os roubos e furtos.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, pessoas que estiverem com celulares irregulares e decidirem entregá-los às autoridades não serão punidas, desde que colaborem com as investigações e informem onde adquiriram o aparelho. De acordo com o secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Veloso, o objetivo da ação é identificar a cadeia criminosa responsável pela receptação, e não penalizar consumidores que compraram os aparelhos sem saber sua origem. ‘A gente tem que ter a consciência que devemos pesquisar a procedência dos objetos e nós estamos entregando à população brasileira uma plataforma que garante que se aquele celular está ou não registrado. É um cadastro negativo, é um Serasa dos celulares roubados, que vocês agora poderão usar’, disse Veloso.

Lula reforçou a orientação para que quem descobrir estar com um celular roubado procure uma delegacia para fazer a devolução. ‘O que a gente está dizendo é: se você tem um telefone roubado, você comprou um celular sem saber que era roubado, mas comprou, se você perceber agora, você tem que procurar uma delegacia para entregar’, disse o presidente. ‘Não tenha medo de ir para a delegacia, você não será preso, é apenas para devolver o celular.’

Em um contexto mais amplo, a iniciativa insere-se em um conjunto de ações do governo federal voltadas à segurança pública e ao combate à criminalidade patrimonial, que afeta diretamente a vida de milhões de brasileiros. O roubo e furto de celulares são crimes de alta incidência no país, e a criação de um cadastro negativo de aparelhos visa desestimular tanto os criminosos quanto os compradores de dispositivos de origem ilícita.

Ainda na tarde desta terça-feira, Lula entregou equipamentos para o tratamento de câncer no Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, Zona Leste da capital paulista. A diretora-presidente do Santa Marcelina, irmã Rosane Ghedin, estimou o valor dos equipamentos, mas o montante exato não foi divulgado na cerimônia.

Fonte: ver noticia original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *