A Quadrilha Santa Fé, que completa 10 anos em 2026, virou notícia ao denunciar o descaso da Prefeitura de Maceió com a cultura popular. O grupo, que tem como tema deste ano ‘A Gente Pede Festa’, afirma ter vivido na prática exatamente o que leva para os palcos: a falta de valorização e estrutura. A denúncia ocorre após o Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, organizado pela gestão municipal.
Segundo integrantes da Santa Fé, durante o evento, faltaram condições básicas de apoio, como estrutura de som, segurança e logística adequada. A situação gerou revolta entre os participantes, que apontam contradição entre o discurso de incentivo à cultura e a realidade enfrentada pelos grupos juninos. ‘É irônico pedir festa e receber descaso’, ironizou um dos coordenadores.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, ainda não se pronunciou oficialmente sobre as críticas. O caso levanta questionamentos sobre a política de fomento à cultura popular na capital alagoana, especialmente em um ano eleitoral. A expectativa é que o episódio pressione o Executivo municipal a rever as condições de apoio aos grupos juninos para os próximos eventos.
Fonte: ver noticia original
