ALE aprova prioridade no agendamento para pacientes com câncer; projeto segue para sanção

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, na sessão da última quinta-feira (18), o Projeto de Lei Ordinária nº 1336/2025, que assegura prioridade no agendamento de consultas, exames e tratamentos para pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer. A proposta, que tramitava entre as 23 matérias da pauta, recebeu destaque e agora segue para sanção do governador.

A medida visa reduzir o tempo de espera dos pacientes oncológicos, que muitas vezes enfrentam filas longas para procedimentos essenciais. O projeto estabelece que unidades de saúde públicas e privadas conveniadas ao SUS devem dar preferência a esses pacientes, agilizando o acesso ao diagnóstico e tratamento. A iniciativa é vista como um avanço no combate à doença, que exige rapidez para aumentar as chances de cura.

Durante a votação, deputados de diferentes bancadas elogiaram a proposta, mas alguns alertaram para a necessidade de fiscalização para garantir o cumprimento da lei. O presidente da ALE, deputado Marcelo Victor, destacou que a medida é um passo importante, mas cobrou investimentos em infraestrutura hospitalar para evitar gargalos. A expectativa agora é que o governador sancione o texto nos próximos dias, transformando a prioridade em direito legal.

Fonte: ver noticia original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *