A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na quarta-feira (24), um homem condenado a 12 anos de prisão pelo crime de estupro. A captura ocorreu em Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas, durante abordagem a um veículo. De acordo com a PRF, os policiais verificaram que um dos passageiros possuía um mandado de prisão em aberto relacionado ao crime. A corporação não divulgou a identidade do condenado nem informações sobre a data e o local onde o crime foi cometido. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Palmeira dos Índios, onde permaneceu à disposição da Justiça.
A prisão ocorre em um contexto de intensificação das operações policiais em Alagoas, que têm resultado na captura de foragidos condenados por crimes graves, especialmente os de natureza sexual. Em junho de 2026, a Polícia Civil de Alagoas já havia prendido um foragido condenado a 42 anos por estupro de vulnerável em Arapiraca, e outro que estava foragido há 17 anos por homicídio, capturado em São Paulo. Essas ações refletem o esforço coordenado entre as forças de segurança estaduais e federais para reduzir a impunidade e garantir o cumprimento de penas.
O caso de Palmeira dos Índios se soma a uma série de operações interestaduais que visam localizar criminosos que tentam se esconder em outras regiões. Em maio, um foragido por estupro de vulnerável em Alagoas foi preso no Espírito Santo após 17 anos de fuga. Já em abril, uma operação interestadual prendeu outro condenado pelo mesmo crime, reforçando o combate à criminalidade. Além disso, a Polícia Civil capturou um foragido por violência doméstica em uma festa, após denúncia de ameaça, demonstrando a atuação em diferentes frentes.
O panorama político e social em Alagoas tem sido marcado por cobranças por maior efetividade no sistema de justiça e na segurança pública. A prisão de foragidos, especialmente em crimes sexuais, é vista como um avanço, mas também expõe a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de monitoramento e de integração entre as polícias. A captura em Palmeira dos Índios, embora não tenha detalhes sobre o crime original, reforça a importância das abordagens de rotina e do uso de sistemas de informação para localizar condenados que tentam escapar da Justiça.
Fonte: ver noticia original

