Pesquisa Ipsos-Ipec revela que 38% dos brasileiros consideram governo Lula ruim ou péssimo; aprovação é de 32%

Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta segunda-feira (22) revela que 38% dos brasileiros consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo, enquanto 32% o avaliam como ótimo ou bom e 28% como regular. O levantamento, realizado entre 13 e 17 de junho de 2026, ouviu 2 mil eleitores em 130 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Os dados indicam que a avaliação negativa segue superior à positiva, embora tenha oscilado dentro da margem de erro em relação a março, quando era de 40%. Já a avaliação ótima ou boa caiu de 33% para 32% no mesmo período.

O percentual de pessoas que classificam a gestão como regular subiu de 24% para 28% desde março, o que, segundo Márcia Cavallari, diretora da Ipsos-Ipec, reflete uma pequena melhora na percepção, mas o saldo do governo ainda é negativo. “O cenário segue marcado por opiniões consolidadas e polarizadas”, afirmou Cavallari. A pesquisa também aponta que 2% dos entrevistados não souberam ou não responderam, contra 3% em março.

Avaliação por grupos sociais

A avaliação positiva do governo Lula se destaca entre quem declarou ter votado no petista em 2022 (62%), moradores do Nordeste (47%), entrevistados com ensino fundamental (47%), pessoas com renda familiar de até 1 salário mínimo (41%) e católicos (38%). Já a avaliação negativa é mais acentuada entre eleitores de Jair Bolsonaro em 2022 (74%), quem tem renda familiar acima de 5 salários mínimos (54%), evangélicos (49%), entrevistados com ensino superior (46%) e moradores do Sudeste (44%).

Aprovação e desaprovação da gestão

A pesquisa também mediu a aprovação da maneira como Lula governa o país: 44% aprovam, 50% desaprovam e 6% não sabem ou não responderam. Em março, os índices eram de 43% e 51%, respectivamente. Entre os que avaliam o governo como regular, 47% aprovam a forma de administrar, 41% desaprovam e 12% não souberam responder.

Confiança no presidente

O levantamento aponta que 41% dos brasileiros confiam em Lula, enquanto 56% afirmam não confiar. Outros 3% não souberam ou não responderam. Em março, a confiança era de 40%, e a desconfiança, de 56%. A percepção geral sobre o governo indica que 42% dos entrevistados consideram a gestão como ruim ou péssima, reforçando o cenário de polarização política no país.

Fonte: ver noticia original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *