A Prefeitura de Maceió, por meio da Guarda Civil Municipal e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), realizou uma operação para coibir cobranças abusivas de flanelinhas nas imediações do São João Massayó, no bairro de Jaraguá. A ação ocorreu na última terça-feira (23) e mira a prática ilegal que costuma afligir motoristas durante grandes eventos na capital.
“Nossa ação teve como objetivo conscientizar os flanelinhas de que a cobrança não é permitida e que a fiscalização vai continuar”, afirmou um representante da Guarda Municipal. A operação envolveu rondas e abordagens educativas, mas também deixou claro que quem insistir na cobrança pode ser enquadrado por exercício ilegal da profissão ou constrangimento ao cidadão.
A iniciativa ocorre em meio à alta temporada de festas juninas, quando o fluxo de veículos aumenta e a presença de flanelinhas se intensifica. O DMTT reforçou que a orientação é que motoristas não paguem e acionem a fiscalização em caso de abuso.
A expectativa é que novas ações sejam realizadas durante todo o período junino, especialmente nos dias de maior movimento no São João Massayó. A prefeitura promete manter o cerco para garantir que o cidadão possa estacionar sem ser surpreendido por cobranças indevidas.
Fonte: ver noticia original
