O ex-deputado Eduardo Bolsonaro publicou nas redes sociais, nesta quarta-feira (24), uma foto e um vídeo em que aparece cumprimentando torcedores no Hard Rock Stadium, em Miami, durante a partida em que o Brasil venceu a Escócia por 3 a 0 pela Copa do Mundo. Na legenda, ele escreveu: “Filho do Bolsonaro está aqui, na maior democracia do mundo. Cadê o filho do Lula?”. A postagem ocorre em meio a um cenário de crise no clã Bolsonaro, com Eduardo condenado a 4 anos e 2 meses de prisão em regime semiaberto por tentar interferir no processo em que o pai, Jair Bolsonaro, foi condenado por golpe de Estado, e com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro expondo uma briga pública com o senador Flávio Bolsonaro.
No vídeo, Eduardo aparece vestindo uma camiseta amarela com os dizeres “Bolsonaro livre”, enquanto mostra o interior do estádio e interage com torcedores. O ex-deputado está nos Estados Unidos desde fevereiro do ano passado e nunca mais retornou ao Brasil. Ele perdeu o mandato na Câmara e está inelegível, não podendo disputar eleições. Segundo juristas ouvidos pelo g1, Eduardo ainda pode recorrer ao STF, mas apenas por meio de embargos de declaração, o que não deve alterar a decisão do tribunal. Em nota divulgada após a condenação, ele chamou o julgamento de “sem pé nem cabeça” e afirmou que o objetivo seria tirá-lo das eleições. Ele é pré-candidato a uma vaga de suplente de senador por São Paulo, na chapa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas com a inelegibilidade, o mais provável é que seja substituído.
Crise no clã Bolsonaro
Também nesta quarta-feira, Michelle Bolsonaro postou dois vídeos no Instagram em que expôs uma briga com o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência pelo PL e irmão mais velho de Eduardo. No vídeo, Michelle explica que o motivo do desentendimento foi uma possível aliança com a chapa de Ciro Gomes (PSDB) na eleição para o governo do Ceará. Ela é contra o acordo e apoia a candidatura de Eduardo Girão (Novo), seu aliado. Nos vídeos, a ex-primeira-dama relatou uma conversa por telefone em que foi maltratada e humilhada por Flávio. Segundo ela, eles não se falam desde então. “Voltando ao Flávio. Telefonei para ele, tentei algumas vezes, mas ele não atendeu. Algumas horas depois da postagem, ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para falar o que ele me falou, seria melhor se ele não tivesse ligado. Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou no telefone. E eu não tinha feito nada contra ele”, afirmou. “Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante.”
O episódio expõe as tensões internas no núcleo político bolsonarista, que enfrenta desafios eleitorais e jurídicos. Enquanto Eduardo tenta manter visibilidade internacional, Michelle e Flávio divergem sobre estratégias regionais, refletindo um cenário de fragmentação. A postagem de Eduardo no estádio, em meio a condenações e inelegibilidade, contrasta com a gravidade das acusações que pesam sobre a família, incluindo a condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. O panorama político geral indica que o clã busca rearticular forças, mas enfrenta obstáculos legais e internos que podem impactar suas ambições eleitorais.
Fonte: ver noticia original

